O Portal de Noticia (Protagonismo da notícia) entrevista candidato a deputado estadual, Sargento Edmilson, uma breve conversa, haja vista que o jovem deseja pleitear uma vaga no legislativo. A finalidade é mostrar a população, quem são e o que fazem os propensos postulantes ao cargo de deputados, governadores e senadores nas eleições de 2022 e, assim, proporcionar mais conhecimento aos eleitores, os grandes responsáveis por eleger nossos representantes.
Apresentamos Sargento Edimilson, Natural de São Luís – MA, o jovem de apenas 42 anos de idade, casado no religioso, pai de três filhos, católico e franciscano secular, residente na região metropolitana de São Luís, na cidade de Paço do Lumiar. Seus pais são oriundos do interior do estado que vieram para capital atrás de melhores condições de vida na década dos anos 1970, é de origem muito pobre.
Graduado em Filosofia e Ciências Religiosas pelo IESMA, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – Faculdade Católica. Com Pós-Graduação em docência no ensino superior. Há 20 anos adentrou ao serviço público como Soldado na Policial Militar chegando hoje, com muito sacrifício, a graduação de 3º sargento, comportamento excepcional, com oito (8) anos na função de Professor de Ensino Religioso e Filosofia no Colégio Militar Tiradentes I de São Luís, no bairro da Vila Palmeira, ou seja, desde 2014 é um atuante educador.
No ano de 2011 participou da Greve histórica desencadeada pela polícia militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, aonde lotou por melhores condições de trabalho para os militares, carga horária e, escalonamento salarial para os Policiais e Bombeiro militares, naquele momento histórico como um anônimo, haja visto que a greve foi um ato coletivo, ou seja, cada militar individualmente “abandonou” o quartel e partiu para o enfretamento. Fruto das lutas dos militares por melhore condições de trabalho e salários, das militâncias nas associações, nos anos de 2010 e 2011, onde surgiu a Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão – Assepmma.
CONFIRA a entrevista!
Protagonismo: Qual seu propósito, enquanto candidato a deputado estadual?
Sargento Edmilson: Acredito na renovação da política, a assembleia legislativa precisa de pessoas novas e compromissadas com a população, que tenha amor ao estado, por esse motivo decidi colocar o meu nome à disposição da população pelo fato de representar a renovação política que a população precisa. Coloco-me a disposição para fiscalizar os recursos públicos, criar leis em benefício da população, principalmente das mais carentes, as excluídas e defender o nosso povo na assembleia legislativa.
Acredito que podemos ajudar na reorganização e, ou reestruturação das políticas publica de segunda publica visando a valorização dos profissionais, além de lutar por pautas abandonadas pelas lideranças conservadora-militar nos estaduais, tais como: carreira única, fim da aplicação do Regulamento Disciplinar do Exército (RDE), a criação de um código de ética, regulamentação da carga horaria de serviço para 40 horas semanas etc.
Protagonismo: Qual é a sua visão de política?
Sargento Edmilson: Faço uma política comunitária-social, nas pastorais sociais na igreja católica, sou fundador de uma entidade social sem fins lucrativos e, por acreditar que posso ajudar, coloco meu nome à disposição da população por saber que tenho preparo ético, moral e intelectual para representar o povo, assim, acredito que a política é o exercício da arte de bem servir a população, buscando sempre o bem comum de cada um e de todos, como já disse, particularmente, dos mais necessitados e lutar por projetos viáveis para o desenvolvimento social, econômico e cultural da nossa população. Por isso, acredito na política séria, do contato com as pessoas, do olhar nos olhos e, do não fazer promessas fantasiosas, portanto, acredito que o bem viver é a filosofia prática que nos faz caminhar na direção da nova economia construída sob o paradigma da igualdade, da sustentabilidade e da cidadania. É o bem comum!
Protagonismo: Você é consciente da responsabilidade de um deputado? Se eleito for, como será sua atuação no legislativo?
Sargento Edmilson: Tenho plena convicção, da responsabilidade do deputado de representar o povo, de servir a comunidade, fiscalizar, elaborar projetos de leis que beneficie a população, principalmente, as excluídas, com políticas públicas de inclusão social, na saúde, educação, segurança pública. Estaremos sempre de mãos dadas com a população, com a sociedade civil organizada, associações, na resolução dos problemas que possa surgir. Na assembleia defenderei o povo, projetos possíveis vindos da iniciativa popular, serei mediador, aprovarei aquilo que for bom para população maranhense.
Protagonismo: Caso eleito, como será o seu relacionamento com o poder executivo e com os demais deputados?
Sargento Edmilson: Nosso relacionamento com o executivo será sempre de independência, como deve ser a relação entre os poderes, trabalhando sempre pelo bem comum da população, independente de posicionamentos políticos partidários. Minha relação com os demais deputados será sempre de parceria institucional, de construção de projetos de leis que beneficiam toda a população, que seja de inclusão social, politicas publica de reestruturação da segurança pública e valorização dos servidores, parceria na fiscalização do poder executivo na aplicação correta dos recursos públicos.
Protagonismo: Para finalizar, que mensagem você deixa para a população maranhense?
Sargento Edmilson: Acredito que podemos construir um maranhão mais justo, solidário, humano, que dê oportunidade para o seu povo, que podemos legislar pelo bem do povo do nosso estado e criar leis pensando no desenvolvimento social, econômico e cultural de nossa gente. Acredito na urgente necessidade de realmar a economia, colocando no centro das relações sociais a vida em sua diversidade e dignidade, na construção de uma nova sociedade mais igualitária, onde mulheres, crianças e adolescentes, negras e negros, povos originários, comunidades LGBTQIA+ e todos os demais grupos oprimidos tenham seus corpos respeitados e direitos garantidos, pautando-se pelos valores da sororidade/fraternidade universal, diversidade do sagrado, justiça social, paz e sustentabilidade. Nesse sentido criaremos leis de incentivos ao pequeno e microempreendedor, fortalecimento da agricultura familiar, incentivar a tradições culturais no estado, principalmente as afrodescendentes, contribuiremos para desenvolvimento sustentável do estado.








