O inicio de 2020, dia 01 de janeiro, deu-se a largada para a disputa eleitoral em todo o país, ou seja, a pré-campanha de fato começou e, com últimas minirreformas eleitorais, promovidas em 2013, 2015 e 2017, por meio das Leis nº 12.891/13, 13.165/15, 13.487/17, 13.488/17 e a Emenda Constitucional nº 97/17 que trouxeram sensíveis alterações em todo o processo eleitoral. Como fica o cenário de Paço do Lumiar nas eleições do dia 04 de outubro no município? Quais os Grupos Políticos de Paço que saem de fato para disputa eleitoral? São algumas perguntas que vamos responder.
Sabemos que com o advento da Emenda Constitucional nº 97/17, que alterou o §1o do art. 17 da Constituição Federal, as coligações partidárias nas eleições proporcionais foram vedadas a partir das eleições de 2020. Assim, os partidos políticos saem sozinhos para disputar aos cargos de vereador, nesse sentido, temos atualmente 35 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral, fica evidenciados que nesta eleição o cenário mudou e quem tem GRUPO está na disputa eleitoral, haja vista que com a quantidade de legendas fica impossível colocar candidatos a vereadores nos 35 partidos. Em Paço do Lumiar fazemos uma estimativas que somente 8 partidos vão concorrer na disputa ao cargo de vereador no município, àqueles que já formaram grupos políticos.
Analisaremos, agora, o cenário dos possíveis candidatos aos cargos majoritários de prefeito e vice-prefeito e seus respectivos Grupos Políticos. O Pré-candidato a prefeito Edinaldo Moura sai na frente, pois desde março de 2019 vem trabalhando seu grupo politico para disputar as eleições de 2020 e está com um grupo de pré-candidatos a vereadores bem definindo e fieis ao Projeto Politico coletivo e popular a prefeitura de Paço. A prefeita em exercício Paula Azevedo sai para disputa com seu grupo politico, haja vista que independente de sua provável rejeição, esta na cadeira de prefeito. Agora vamos analisar os grupos políticos de Fred Campo e Gilberto Arôso, também, estão no páreo da corrida eleitoral em Paço, pois, também estão trabalhando o Grupo Politico desde inicio de 2019. Guimarães Junior despertou agora, com objetivo de agrupar possíveis pré-candidatos a vereadores, passamos, para Inaldo Pareira não se fala mais no município que tenha grupo politico par disputar aos cargos de vereadores e Francisco Neto, também, sai visitando as pessoas no município, no entanto, não possui grupo politico. Já Karla Maria vem tentando viabilizar seu grupo politico, no entanto, conta com o desgaste politico do seu Pai, o ex-prefeito Josemar Sobreiro.
Diante do que foi colocado acima, fica evidenciado que a disputa eleitoral aos cargos majoritários de prefeito e vice-prefeito, está aberta e, a vereadores quem vão disputar são os Grupos políticos de Edinaldo Moura, da Prefeita em exercício Paula Azevedo e do Advogado e empresário Fred Campos, apenas meras opiniões, não somos o dono da verdade, no entanto, fizemos nossa analise.







