Na manhã deste, domingo (21), a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Paranã I, em Paço do Lumiar, foi palco de um importante mutirão de inscrições para o Programa de Habitação Popular. A ação, coordenada por Roberval Costa, da Liga dos Necessitados por Moradia, e pelo professor Edmilson Carneiro, Coordenador de Comunicação Regional da Ordem Franciscana Secular (OFS) e dirigente do PSOL, cadastrou 40 famílias em situação de vulnerabilidade social.
O mutirão teve apoio da Fraternidade Guadalupe (OFS), contribuíram, também, diretamente Henrique e Vanessa, membros da OFS, além de paroquianos e do Pároco, padre Jozemar Pinheiro, fortalecendo a articulação local.
Graças à mobilização e ao diálogo com movimentos sociais, o projeto inicial, que previa apenas 50 unidades habitacionais, foi ampliado para 200 moradias populares.
“Foram mais de dois anos de luta, fé e articulação. Essa conquista mostra que a organização do povo dá resultado”, afirmou Roberval Costa.
Mais de 90% dos inscritos são mulheres chefes de família com filhos, que vivem em condições precárias — pagando aluguel, em ocupações ou como agregadas. O mutirão também garantiu o cadastro de 8 famílias da ocupação na região da Estrada do Iguaíba, próximo ao Mar Doce, cenário de conflitos fundiários recorrentes.












