
A convite da Liga dos Necessitados por Moradia de Paço do Lumiar (MA), o dirigente nacional do PSOL e pré-candidato a governador do Maranhão, Enilton Rodrigues, iniciou neste domingo (19) a série de escutas populares que realizará em várias regiões do estado. O encontro, realizado na Grande Ilha, marcou o pontapé inicial da construção participativa do programa de governo que pretende apresentar à sociedade maranhense nas eleições de 2026.
Em Paço do Lumiar, a pauta principal foi a moradia popular, direito constitucional que ainda é negado a uma parcela significativa da população maranhense. O encontro reuniu lideranças comunitárias e representantes da Liga dos Necessitados por Moradia, movimento social liderado por Roberval e professor Edmilson Carneiro, que anunciou a realização de seu primeiro congresso municipal em janeiro, com o objetivo de fortalecer a luta pela conquista da casa própria para todos os seus associados.
Segundo Enilton Rodrigues, o processo de escuta visa construir um programa de governo feito pelo povo e para o povo, a partir das demandas concretas das comunidades.
“Moradia popular é uma pauta cara para o PSOL. O momento é determinante, com a volta do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo do presidente Lula, o que pode garantir às famílias o direito a um lar digno. Parabenizo os coordenadores do movimento e todos os associados pela disposição de lutar pela conquista da casa própria. Nossa tarefa é fazer avançar essa luta e criar as condições políticas para que essa pauta se torne realidade”, afirmou Enilton Rodrigues.
As próximas cidades a receber a escuta popular serão Barra do Corda, Mirinzal e Chapadinha, ampliando o diálogo do PSOL com as bases sociais e fortalecendo o compromisso do partido com a construção coletiva de um Maranhão mais justo e solidário.









